terça-feira, 25 de novembro de 2014

Apresentação dos Projetos para a 8ª Edição do Prêmio Professor Paulo Freire

 

   DSCF0661    Durante toda a manhã desta terça-feira (25), no Blogo “G” da UNIOESTE Campus de Foz do Iguaçu, estiveram presentes os professores das escolas que participam, neste ano, da 8ª Edição do Prêmio Paulo Freire.

       Esteve também presente a Secretária Municipal da Educação, profª. Lisiane Veeck Sosa, que com grande graça e desenvoltura parabenizou a todos os participantes de mais esse evento que homenageia um importante personagem da história da educação no Brasil.

       Após as palavras da Secretária, e de outros servidores da Secretaria Municipal da Educação que ali estavam dando suporte e apoio logístico, os participantes se fortaleceram com um delicioso coffee break, e então se dirigiram para  as salas onde cada um pôde apresentar seu projeto para avaliação da comissão organizadora,

 

Um Pouco sobre Paulo Freire

       Paulo Reglus Neves Freire, educador brasileiro. Nasceu no dia 19 de setembro de 1921, no Recife, Pernambuco. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. Pelo mesmo motivo, sofreu a perseguição do regime militar no Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio.

       O educador apresentou uma síntese inovadora das mais importantes correntes do pensamento filosófico de sua época, como o existencialismo cristão, a fenomenologia, a dialética hegeliana e o materialismo histórico. Essa visão foi aliada ao talento como escritor que o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos.

       A partir de suas primeiras experiências no Rio Grande do Norte, em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, Paulo Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização, adotado primeiramente em Pernambuco. Seu projeto educacional estava vinculado ao nacionalismo desenvolvimentista do governo João Goulart.

       Doutor Honoris Causa por 27 universidades, Freire recebeu prêmios como: Educação para a Paz (das Nações Unidas, 1986) e Educador dos Continentes (da Organização dos Estados Americanos, 1992).

*****************************************************************************************

       Por conta disto, foi criado esse prêmio que homenageia o grande educador Paulo Freire e sua inegável contribuição na área da educação popular, voltada tanto à escolarização, quanto à formação da consciência. Sua pedagogia pode ser definida como educação feita com o povo e para o povo, respeitando e interagindo com sua realidade socioeconômica.

       Considerado um dos mais notáveis da história da pedagogia mundial, Paulo Freire continua vivo na prática educativa de professores e gestores criativos, capazes de elaborar programas, métodos e projetos que contribuam para a construção de uma escola participativa e decisiva na formação do sujeito social.

       A seguir temos a relação dos projetos e seus autores, e ao final, uma coletânea de imagens desse momento também importante na história da educação de nossa cidade.

PROJETO:HORTA SUSPENSA E JARDIM NA ESCOLA.

AUTORA: ANA ANGÉLICA DE OLIVEIRA CUNHA

PROJETO: DINHEIRO NÃO É BRINCADEIRA, MAS É ASSUNTO DE CRIANÇA.

AUTORA: MARIA CRISTINA DE MELO

PROJETO: A PAIXÃO DOS TEATROS E MUSICAIS

AUTORA: JAQUELINE PEREIRA DOS SANTOS

PROJETO:AULA DE MÚSICA EM SALA DE AULA: UM CORAL.

AUTORA: ELIZABETH DA SILVA BORGES

PROJETO: MEU CMEI MAIS FELIZ.

AUTORA: SILVANA APARECIDA DE SOUZA

PROJETO: LÚDICO COMO MÉTODO DE ENSINO- APRENDIZAGEM E RESGATE CULTURAL.

AUTOR: ARTHUR THOMAZ P. REPELEVICZ

PROJETO:TECNOLOGIAS PÁRA O NOSSO SUCESSO.

AUTORA: FABIANA DE ALENCAR.

PROJETO: ARTEIROS NA ESCOLA, COM CULTURA COLA.

AUTORA: ALEXANDRA ALVES DOS SANTOS NIGRE

PROJETO: CENTENÁRIO DE FOZ: NOSSO BAIRRO MERECE DESTAQUE!

AUTORA: SHIRLEI DE MATOS SILVA

PROJETO: LITERATURA É VIDA.

AUTORA: CLAUDIA DE MATTOS PORTELLA

PROJETO: LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AUTORA: SILVIA REGINA CHAMORRO OLMEDO

PROJETO:.HORTA COLORIDA, PRATO COLORIDO.

AUTORA: DELSI LORAINE W. BELLON

PROJETO: CENTENÁRIO DE FOZ DO IGUAÇU: NOSSA TERRA, NOSSA HISTÓRIA!

AUTORA: ÂNGELA AICHE K. BAALBAKI

PROJETO:ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

AUTORA: ANNA CAROLINA PEREIRA REPELEVICZ

PROJETO:ECO LEITURA: NO PE DA LETRA

AUTORA: LUCIVANE APARECIDA LOURENÇO

PROJETO: BOLSA INDEPENDÊNCIA.

AUTORA: ANDIARA DRIELLI DE OLIVEIRA