quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Formação Continuada PLIE

        Com o crescente avanço e desenvolvimento das novas tecnologias, não há mais como as escolas ficarem de fora do mundo da informação; aliás, a nossa sociedade recebeu, por isso mesmo – por conta das novas tecnologias de informação emergentes – o nome de “sociedade da informação”.

       Claro que “informação” não é o mesmo que “conhecimento” nem tampouco “experiência”. É necessário que se “caminhe” pelo universo das novas tecnologias, manipulando esse ou aquele aplicativo – independente do campo do conhecimento – a fim de que se tenha, então, alguma “experiência” na área.

       Em se tratando do ramo educacional, já há bastante tempo as escolas têm recebido equipamentos informatizados (computadores, datashow, impressoras, escaner, etc) e a maioria delas já conta com um laboratório de informática, em cujos computadores há um sem número de aplicativos educacionais, voltados no sentido de dar um apoio ao trabalho pedagógico dos professores.

       Entretanto, como os sistemas e aplicativos estão em contínua evolução, é necessário que os professores de nosso tempo acompanhem essa evolução, e não apenas “conheçam”, mas “experimentem” os vários aplicativos que lhes possibilitarão ampliar seus recursos pedagógicos.

       É nesse momento que o apoio de nossa equipe de informática (Wellington, Luciana, Joel, e demais cooperadores) se torna imprescindível e necessária. Graças ao empenho desses profissionais, os professores laboratoristas contam com um treinamento voltado especificamente para suas dificuldades nos laboratórios de informática das escolas.

       Nesses encontros são tratadas das mais diversas questões, desde a utilização dos diversos aplicativos educativos, como também pertinentes à operações de manutenção básica dos computadores, que, por si só, já evita uma série de problemas que poderiam vir a ocorrer a nível de hardware (equipamentos).

       A seguir algumas imagens mostrando o envolvimento de diversos professores laboratoristas e de nossa equipe de informática…