sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Escola Municipal comemora o Dia do Folclore com uma Mostra Cultural Folclórica

       O Congresso Brasileiro oficializou, no ano de 1965, o dia 22 de agosto como sendo o “Dia do Folclore”, em homenagem à Cultura Popular de nosso país.

       Etimologicamente falando, o termo “folclore” vem da junção de duas palavras oriundas do inglês arcaico onde “folk” significa povo, e “lore” significa conhecimento ou cultura.

       Dentro deste princípio, podemos entender então que a cultura do povo brasileiro está manifesta em seus folclores, no conjunto de diversas tradições culturais que expressam os conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos brasileiros de norte a sul do país. Vale ressaltar que face à miscigenação de povos que habitam nosso país, essa cultura é formada pela mistura de elementos indígenas,  portugueses e africanos, que foram os primeiros povos que habitaram nossas terras.

       Com tamanha riqueza cultural, seria de se esperar que profissionais envolvidos e comprometidos com o enriquecimento cultural de seus alunos, promovesse um evento voltado à cultura popular…

       E eis que se levantam os profissionais da educação da Escola Municipal Elenice Milhorança, para demonstrar a comunidade onde está localizada, a beleza de sua cultura, despertando o artista adormecido em cada aluno.

       A mostra foi uma demonstração de criatividade por parte dos professores, bem como da percepção do potencial dos alunos que, diante de uma grande plateia apresentaram nossas lendas e folclores, personificando seus protagonistas.

       A população prestigiou o evento, lotando o local das apresentações. Confira…