terça-feira, 19 de agosto de 2014

CCEB Clovis Cunha Vianna promove Torneio de Karatê

       O Centro de Convivência Prefeito Clóvis Cunha Vianna é uma instituição que realiza suas atividades voltadas diretamente à comunidade do Conjunto Habitacional Lagoa Dourada e região. Portanto, como instituição pública, temos diversos objetivos, mas, principalmente, promover através da educação e do esporte, a cidadania de nossos alunos e da comunidade de um modo geral.

       Deste modo, desenvolvemos atividades extras para serem realizadas além das que já são efetuadas durante a semana. Dessa forma foi com muita dedicação e trabalho que realizaram no dia 16 de agosto o I Torneio de Karatê do Centro de Convivência Prefeito Clóvis Cunha Vianna que teve como objetivo principal promover a prática do esporte no bairro e incentivar o gosto pelo mesmo a todos os participantes.

       O torneio contou com a participação de, aproximadamente, setenta crianças entre cinco e treze anos que foram divididas por graduação para que fosse possível realizar as seguintes competições: o Kata (que se baseia no fato de ser uma luta “imaginária”, ou seja, individual) e Kumite (que seria a luta em si com um adversário). Dessa forma, a modalidade de karatê pôde ser realizada por grande parte da comunidade, de um modo geral, como também, pelos próprios alunos que frequentam o Centro de Convivência durante a semana e já praticam essa atividade no rodízio de oficinas que fazem parte do trabalho semanal da instituição.

A competição aconteceu na tarde de sábado no dia 16 de agosto com início às 13:30 hrs. e término às 17:30 hrs. Antes de iniciar as competições, foi explicado a todos os participantes como seriam realizadas as mesmas, bem como sua arbitragem e seu sistema de classificação.

       O evento contou com a mobilização de todos os colaboradores do Centro de Convivência: professores, auxiliares de serviços gerais e merendeiras, que ofertaram lanche para os atletas. Contou ainda com a colaboração da Associação de Karatê de Foz do Iguaçu que auxiliou na arbitragem das competições.

       Ao término da competição, os atletas receberam premiação em medalhas que foram cedidas pra os 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria. O torneio finalizou-se às 17:30 hrs. com o objetivo de mostrar que o karatê não se trata de uma briga, mas sim de uma luta em que a disciplina e o respeito ao próximo devem ser postos em prática e valorizados. Esse intuito pôde ser concretizado e efetivado com sucesso.

       Por fim, toda a equipe do Centro de Convivência Prefeito Clóvis Cunha Vianna avaliou como positiva a realização do evento e está aberta a promoção de novas atividades que, num primeiro momento, possam parecer simples, mas que elencam em ótimos resultados.