quinta-feira, 24 de julho de 2014

Treinamento “Coaching” para Equipes SMED

Treinamento é uma aquisição sistemática de padrões de comportamento, atitudes, conhecimento-habilidade, requerido por um individuo, de forma a desempenhar adequadamente uma dada tarefa ou trabalho”. (Goldstein – apud VARGAS E ABBAD, 2006, p.140)

       Partindo do princípio exposto nesta profunda definição do que seja o “Treinamento”, e sabendo que o “Coaching”, permite que o participante desse treinamento seja capaz de, entre outras coisas:

  • Aprimorar seu processo de dar e receber feedback;
  • Discutir de forma assertiva a conseqüenciação dos comportamentos dos membros da equipe de trabalho e a forma como influenciam o desempenho da Educação como um “todo”;
  • Diferenciar as tomadas de decisões individuais e coletivas ou de grupo;
  • Aprimorar o desenvolvimento das habilidades do trabalho em grupo, desenvolvendo processos de comunicação eficaz entre líderes e liderados.

       Por essa razão a Secretaria Municipal de Educação (SMED) tem incluído suas equipes (Diretoras e Supervisoras de Escolas Municipais e Coordenadoras dos CMEIs) em programas de treinamento, formação continuada e “Coachings”, a fim de que todos possam atingir seu potencial máximo como pessoa e servidor, desenvolvendo de forma produtiva suas relações pessoais e de trabalho, fazendo com que não só o funcionário, mas também seu próprio ambiente e também aqueles a quem presta serviço (a população cujos filhos estudam em nossas escolas) sintam-se satisfeitos com o trabalho realizado.

       Durante a manhã desta quinta-feira (24) as equipes da SMED estiveram reunidas no Hotel Foz do Iguaçu, dando continuidade ao seu treinamento, que é realizado pelo psicólogo, Dr. Luiz Bonassi e sua  equipe.

       Aproveitando o momento em que as equipes estavam reunidas, a Secretária Municipal de Educação apresentou aos presentes o novo Secretário Adjunto de Educação, Luciano José de Castilha, nomeado recentemente para atuar junto à SMED.