sexta-feira, 6 de junho de 2014

Festa Junina na Escola Municipal Pres. Getúlio Vargas

A Origem da Festa Junina

       Segundo o site Brasil Escola, na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura europeia, como as festas juninas.

       Mas o surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João.

       Essas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus.

       Assim, passou a ser uma comemoração da igreja católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.

       Entretanto, as escolas procuram realizar essas festas segundo sua especificidade, ou seja, adequando-as ao calendário letivo, de forma que as festas juninas acontecem praticamente em todas as escolas, em datas diferentes.

       Na Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas, localizada na Vila Adriana, a festa aconteceu nesta sexta-feira (06/06), com as crianças participando de apresentações típicas, trajadas de acordo, e a comunidade local comparecendo em peso para prestigiar a festa e se divertir com as crianças. Confira as imagens…