quarta-feira, 7 de maio de 2014

Centenário de Foz do Iguaçu… Concurso de Poesia

Concurso de Poesias em comemoração aos 100 anos de Foz do Iguaçu, para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Básico das Escolas Públicas Municipais e alunos da Educação Básica na Modalidade de Educação Especial.

I – DA ORGANIZAÇÃO DO CONCURSO

O Concurso de Poesias” Cem anos de História”, integrará as atividades em comemoração ao Centenário do Município e os trabalhos premiados serão divulgados na imprensa escrita.

I – Por se tratar de um concurso haverá premiação.

II – DOS OBJETIVOS DO CONCURSO

I - O objetivo do concurso é provocar a interação dos alunos a se reconhecerem como agentes da história do seu município e levá-los a perceber as mudanças ocorridas na cidade e na vida de seus cidadãos, bem como homenagear os 100 anos do nosso município, valorizando o trabalho realizado nas escolas.

III – DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONCURSO

A respectiva Comissão será formada por 3 (três) representantes da Secretaria Municipal da Educação.

I – Os membros da Comissão Julgadora têm autoridade e autonomia sobre a análise das poesias e suas decisões serão definitivas, não cabendo quaisquer recursos.

IV – DO CRONOGRAMA DO CONCURSO

O Plano de trabalho do Concurso de Poesias obedecerá ao seguinte cronograma:

I – De 22/04 a 29/04/14: Período de criação das poesias pelos alunos do 4º e 5º ano e Educação Básica na Modalidade de Educação Especial.

II – De 29/04 a 06/05/14: Período de seleção das poesias pelo corpo docente da unidade escolar.

III – De 13/05 a 16/05/14: Repasse das poesias pela equipe docente, para a Secretaria Municipal da Educação, no seguinte endereço: Rua Xavier da Silva, 660- Edifício Classic – 12º andar, sala 1201.

IV – De 19/05 a 22/05/14: Avaliação e seleção final das fotografias pela Comissão Julgadora do Concurso.

V – 23/05/14: Publicação por meio eletrônico (NTM), das poesias vencedoras.

V – DOS PARTICIPANTES

I – Poderão participar os alunos regularmente matriculados no 4º e 5º anos do ensino básico de todas as escolas públicas municipais e os alunos regularmente matriculados nas Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial de Foz do Iguaçu.

clip_image002

VI – DA APRESENTAÇÃO DAS POESIAS

I – O tema das poesias é: “Cem anos de História “.

II – Cada aluno poderá concorrer apenas com uma única poesia.

III – As poesias deverão estar digitadas em língua portuguesa, em papel A4, utilizando apenas uma das faces da folha, na fonte Arial 12.

IV – As poesias deverão ser inéditas, ou seja, que não tenham sido ainda publicadas, sob qualquer forma, independente de sua finalidade.

VII – As poesias deverão ser entregues dentro de um envelope. E no verso do envelope deverá constar o título da poesia, o nome do participante, o nome da escola participante e a idade do autor.

VIII – No ato de entrega das poesias o participante assinará autorização do uso da imagem.

VII – DAS INSCRIÇÕES

I – Os alunos interessados em participar do concurso poderão realizar as suas inscrições, nas escolas participantes no período de 22/04 a 29/04/14.

II – Somente serão avaliadas as poesias que forem entregues dentro do prazo e das condições informadas no capítulo anterior.

& 1º - A participação neste concurso implica o total conhecimento e aceitação deste regulamento pelos participantes e suas escolas, bem como seus termos e condições.

& 2º - Ao inscrever-se para participar do Concurso, nos termos deste Regulamento, o participante estará automaticamente autorizando a Comissão Organizadora a utilizar, de modo gratuito, definitivo e irrevogável, seu nome, imagem, a poesia e som de voz enviada em qualquer veículo de imprensa, mídia ou internet, para fins de divulgação do Concurso por tempo indeterminado.

& 3º - O participante autoriza também, desde já, o uso da poesia na produção de peças promocionais para a divulgação, sem nenhum pagamento pelo uso.

VIII - DO PROCESSO DE JULGAMENTO

I – A escolha das poesias do concurso será realizada em duas etapas, uma de seleção na própria escola participante e outra de escolha dos vencedores pela Comissão Julgadora.

II – A etapa II será no momento em que a Comissão Julgadora receberá a totalidade das poesias enviadas pelas unidades escolares, realizando análise e obtendo o resultado final do Concurso de Poesias.

III – As poesias enviadas não sofrerão nenhuma alteração ou edição da sua essência pela Comissão Julgadora que as avaliará.

IV- A comissão Julgadora será formada por 1(um) membro da SMED e 2(dois) especialistas na área literária, indicador pela Comissão Organizadora.

V- As decisões da Comissão Julgadora serão soberanas, irrecorríveis e irrevogáveis, não cabendo nenhum recurso.

IX – DA ETAPA DA CLASSIFICAÇÃO

A etapa de classificação ocorrerá nas escolas, onde o corpo docente da unidade escolar selecionará 03(três) poesias de cada categoria, tanto de 4º ano como de 5º ano. E as Escolas da Educação Básica na Modalidade de Educação Especial poderão selecionar 6 (seis) poesias por escola, que serão encaminhadas para avaliação final.

A seleção será realizada no período de 29/04 a 06/05/14.

Para realizar a seleção as escolas deverão analisar e julgar os seguintes quesitos:

a) Observância do tema proposto;

b) Criatividade e originalidade na abordagem do tema proposto;

c) Coesão e coerência temática.

As poesias selecionadas pela escola deverão ser encaminhadas à Secretaria Municipal da Educação, até as 17h30min, do dia 16/05/14.

As poesias não serão devolvidas, compondo o arquivo da SMED.

X – DA ETAPA DE ESCOLHA DOS VENCEDORES

I – A etapa da seleção final será realizada nos dias 19/05 a 22/05/14, na sede da Secretaria municipal de Educação – SMED.

II – Para a realização da avaliação será formada uma comissão julgadora, que terá como finalidade analisar todas as poesias selecionadas na etapa II.

III – Independentemente do número total de alunos participantes deste concurso, serão premiadas as 3 (três) primeiras poesias colocadas ( 1º,2ºe 3º lugar) do 4º ano e 5º ano e as 3 (três) primeiras colocadas das Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial. E selecionadas para o recebimento de certificados e as 10(dez) primeiras poesias, que também serão expostas, juntamente com as poesias vencedoras do concurso.

XI – DA PREMIAÇÃO

Artigo 1º- Serão premiadas as 3(três) primeiras poesias (1º,2º e 3º lugar) das categorias de 4º ano e 5º ano e as 3(três) primeiras poesias das Escolas de Educação Básica da Modalidade de Educação Especial.

Artigo 2º - Os vencedores serão anunciados e receberão seus prêmios, entregues pela Comissão Julgadora no dia 30/05/14 às 9h no Hotel Foz do Iguaçu, durante solenidade.

Artigo 3º - Os vencedores das 3(três) primeiras poesias das categorias de 4º e 5º ano e Educação básica na modalidade de Educação Especial e as 10(dez) primeiras poesias selecionadas, serão premiadas da seguinte forma:

* Certificado por aluno, que teve sua poesia selecionada pela Comissão Julgadora.

1º - 1 tablet;

2º - 1 brinquedo eletrônico;

3º - 1 brinquedo.